O filme de proteção é um material que protege diversas superfícies suscetíveis a danos, desde abrasões leves a arranhões. Na indústria automotiva, por exemplo, esse item é muito usado no momento da pintura automotiva, ajudando a proteger o restante do veículo durante o serviço.
Uma coisa interessante sobre os filmes de proteção, é que eles foram originalmente desenvolvidos para uso militar, oferecendo maior proteção às hélices dos helicópteros do Departamento de Defesa dos EUA. Inclusive, a 3M foi a pioneira na criação desse tipo de produto.
Atualmente, é indicado para mascaramento e proteção de grandes superfícies, podendo ser usados em uma infinidade de indústrias. Neste post, vamos conhecer um pouco mais sobre esse material, suas diversas aplicações e como escolher a melhor opção para o seu serviço. Acompanhe!
Do que é feito o filme de proteção?
O filme de proteção é desenvolvido em polietileno, podendo ser de alta ou baixa densidade. Com excelente resistência a tintas, vernizes e solventes, todos os modelos possuem ótima carga estática. Isso oferece uma eficiente proteção a superfícies.
Como não têm fibras, sua aplicação mantém a limpeza do ambiente. Além disso, é bem simples de usar, uma vez que o rolo de filme de polietileno é leve, compacto para o manuseio e conta com boa resistência à tração, cobrindo perfeitamente toda a área a ser protegida.
Quais os benefícios do filme de proteção?
O filme de proteção é excelente para proteger grandes áreas contra névoas de primers, tintas, vernizes e solventes. Pode ser facilmente manuseado e aplicado facilmente por apenas uma pessoa, podendo ser fixado ao veículo com o auxílio de uma fita crepe industrial.
Devido à sua fabricação e tratamento impecável, esse material oferece benefícios que vão além de um serviço rápido e preciso. Confira!
Máxima aderência da tinta
Com tratamento específico, o filme de proteção permite que o material atraia e retenha o excesso de tinta durante a pintura automotiva. Dessa forma, você não precisa se preocupar com o escorrimento e escamagem de tinta do filme, proporcionando um trabalho extremamente limpo.
Material translúcido
O filme de proteção 3M é fabricado em polietileno transparente. Essa matéria-prima facilita a movimentação, especialmente dos veículos, durante os serviços de pintura automotiva, por exemplo.
Alta resistência
Sua composição em polietileno de alta densidade (PEAD) torna o material super resistente a rasgos. Como tem uma ótima conformidade, é fácil de cortar e aplicar sobre o veículo. Isso aumenta a produtividade e minimiza o retrabalho.
Excelente adesão
Durante seu processo de produção, o filme é carregado eletricamente para adquirir propriedades eletrostáticas que permitem maior aderência ao veículo.
Resistência a alta temperatura
Dependendo do produto escolhido, o material pode resistir a temperaturas de 93 °C a 107 °C, suportando a temperatura necessária na pintura da cabine de pintura da carroceria. É importante verificar a resistência térmica do item adquirido, pois em temperaturas que vão além da capacidade do material, o mesmo pode derreter.
Resistência ao solvente
A estrutura química dos filmes de proteção vêm com tratamento do qual faz com que o material seja resistente não só ao solvente usado em diversas tintas para repintura automotiva, como também resiste a tintas e vernizes.
Como usar o filme de proteção?
Independentemente do tipo de serviço realizado, o processo de mascaramento é o mesmo. Embora não seja difícil, envolve algumas técnicas essenciais. Para começar, tenha com você as ferramentas adequadas, como uma fita adesiva automotiva capaz de suportar altas temperaturas e um rolo de filme. Agora sim, podemos começar. Vamos lá?
1. Prepare a superfície
Nessa etapa, certifique-se de preparar adequadamente as áreas a serem mascaradas, pois elas devem estar lisas, limpas, secas e sem poeira. Qualquer sujeira pode comprometer a eficácia do material, fazendo com que a fita adesiva se quebre no meio do trabalho ou mesmo a própria tinta pode descascar após o serviço.
2. Aplique a fita adesiva automotiva
Agora é hora de aplicar a fita adesiva ao redor da área de mascaramento. Para um trabalho limpo, desenrole a fita e aplique-a sob as bordas da região que deseja pintar. Nessa etapa, certifique-se de usar apenas metade da superfície adesiva da fita, deixando a outra metade sair da borda, pronta para ser usada na próxima fase do mascaramento. Para as áreas pequenas e estreitas a serem protegidas, como as maçanetas das portas, você pode usar a fita adesiva diretamente no carro.
3. Use o filme plástico pintável para cobrir grandes áreas
Agora, chegou o momento de preparar o filme para a proteção das superfícies ao redor da parte que receberá a pintura automotiva. Primeiro, aplique a fita adesiva ao redor das bordas do papel, caso o material não venha com uma fita própria, como é o caso do Filme Plástico para Mascaramento da MF-99. Em seguida, aplique o filme e pronto!
Agora que você já conhece os benefícios desse material e como aplicá-lo de maneira fácil e profissional, é importante lembrar de sempre utilizar seu equipamento de proteção individual na oficina. Seu kit de EPI ajuda na prevenção de acidentes que podem colocar sua vida e de seus colaboradores em risco.
Se você está procurando por produtos de altíssima qualidade para realizar seus serviços de funilaria e pintura automotiva, na Adecil você encontra os melhores materiais que ajudam a otimizar a produtividade, a competitividade e a sustentabilidade da sua empresa ao melhor custo e tempo possível. Acesse nossa loja agora mesmo e confira as opções de filme de proteção e ofereça a melhor experiência para os seus clientes!