Realizar um trabalho perfeito, é a meta de todo profissional. Ao utilizar as ferramentas adequadas, é possível garantir acabamentos impecáveis e superfícies bem polidas. Contudo, é importante entender o que são discos abrasivos e saber qual o melhor item para cada situação.
Neste post, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o assunto, como os diferentes tipos de abrasivos e suas características. Com essas dicas e qual a utilidade de cada produto. Continue acompanhando e torne-se um expert no assunto. Boa leitura!
O que é disco abrasivo?
Os discos abrasivos são peças fundamentais para auxiliar nos cortes, desbastes e lixamento de inúmeros materiais, por meio da fricção. Seu design, formato e composição variam de acordo com a maneira pela qual serão usados.
Em geral, são compostos por grãos abrasivos feitos de óxido de alumínio natural ou sintético, carboneto de silício, zircônio, cerâmica ou diamante. Esses grãos são unidos por um aglutinante do qual ajuda a fixá-los em um material que serve de suporte para o disco.
Os discos abrasivos podem ser usados em diversas situações, como na construção naval, fabricação de eletrodomésticos, como componentes para o setor automotivo e de construção civil, até na manutenção e reparo de equipamentos, ferramentas e máquinas.
Quais os tipos de discos abrasivos?
Os discos abrasivos se dividem em alguns tipos, como disco de corte, disco de desbaste e disco de lixa. Confira a diferença entre cada um deles:
Disco de corte
O processo de corte é um dos mais utilizados no setor metalúrgico e o disco de corte é o mais comum, versátil, confortável e acessível para esse tipo de serviço. Para isso, alguns fatores devem ser considerados, como a espessura do disco e do material a ser cortado, a potência da máquina e a pressão e o calor exercido no processo.
Com relação ao seu material de fabricação, podemos encontrar duas categorias de discos de corte:
- Disco abrasivo convencional: os grãos abrasivos utilizados neste disco vêm do óxido de alumínio, do carboneto de silício ou de uma mistura de óxido de alumínio e zircônio. Eles são ideais para trabalhar com materiais macios, duros e semiduros, seja para cortar, desbastar e polir aços, ferros fundidos, cerâmicas e cobre;
- Disco superabrasivo: nesta categoria estão os discos que realizam cortes mais intensos, usados exclusivamente para cortar e desbastar materiais muito duros em alta velocidade e de maneira extremamente precisa.
Discos de desbaste
O processo de desbaste consiste em retirar o excesso de material de uma peça para obter a forma e as dimensões desejadas. Basicamente, os discos de desbaste retiram as rebarbas de diversas peças. Independentemente do acabamento obtido, esse tipo de disco elimina o máximo de material no menor tempo possível.
Para um melhor desempenho, os fatores que devem ser levados em consideração são o calor gerado, a pressão exercida pelo disco sobre a peça e a velocidade de trabalho. Dessa forma, cada tipo de serviço exige um produto específico. Por exemplo:
- Disco flap: projetado para desbaste com ótima performance quando o acabamento é importante. Disponíveis em vários formatos, grãos abrasivos e revestimentos especiais, o disco flap atende às necessidades de cada aplicação;
- Disco de fibra: quando a velocidade no desbaste for um fator determinante para o serviço, os discos de fibra são excelentes para peças planas. Eles conseguem maior eliminação de material nas operações de desbaste e rebarba;
- Disco de não-tecido: devemos considerar esses discos abrasivos para a eliminação da soldagem do aço inoxidável. Seu alto poder de corte permite eliminar as marcas de solda, criando um acabamento extremamente fino que reduz o número de etapas subsequentes até o acabamento da peça. Esse tipo de disco de desbaste ajuda a manter a superfície das peças frias e sem relevo, facilitando a remoção de ferrugem, respingos de solda, incrustações e outros contaminantes.
Discos de lixa
O processo de lixamento envolve o alisamento e o refino superficial realizados com abrasivos em madeira, metal, plásticos, vidro, vernizes e materiais fabricados com dois ou mais materiais.
Em várias aplicações e usando grãos abrasivos cada vez mais finos, é possível obter superfícies uniformes com diferentes níveis de acabamento. Normalmente, o lixamento é realizado com máquinas roto-orbitais.
Quais os grãos mais usados nos discos abrasivos?
Como já mencionamos ao longo do texto, os materiais abrasivos usados para a composição dos grãos dos discos podem ser de origem natural ou sintética. Os abrasivos naturais, como o nome indica, vêm da própria natureza. O mais comum é o esmeril, composto por coríndon e óxido de ferro, muito usado para o polimento geral de metais em grãos muito finos.
Por outro lado, os abrasivos sintéticos são materiais de alta qualidade, como o carboneto de silício, óxido de alumínio ou diamante sintético. Sua fabricação é o resultado da mistura de matérias-primas e elementos químicos. Esses tipos de abrasivos são facilmente modificados. Isto é, sua dureza pode ser ajustada de acordo com a necessidade.
Entenda um pouco mais sobre cada tipo de grão abrasivo:
- Óxido de alumínio: adapta-se bem ao desbaste de materiais de alta resistência, como aço carbono, liga de aço, bronze e madeira dura;
- Carboneto de silício: este é o mineral mais duro e afiado existente. É adequado para lixar metais não ferrosos, como alumínio, latão, bronze, magnésio, bem como outros materiais, como borracha, vidro, plástico, madeira fibrosa e esmalte. O carboneto de silício supera qualquer outro abrasivo em termos de sua capacidade de penetração e corte mais rápido com pouca pressão;
- Zircônio: com qualidade autoafiante, este tipo de grão tem longa vida útil em trabalhos difíceis de remoção de material. É ideal para o desbaste de metais pesados e calibração de madeira;
- Óxido de alumínio cerâmico: este é um abrasivo muito durável, resistente e denso. Sua microestrutura de grãos permite a quebra durante o desbaste, gerando várias novas arestas de corte. Normalmente, é recomendado para aço carbono, aço forjado e ligas que contêm níquel e cobalto, das quais exigem média a alta pressão.
Como usar discos abrasivos?
Assim como o trabalho deve ser realizado com precisão, cuidado e paciência para um resultado impecável, é necessário lembrar que a segurança do trabalhador é fundamental. Para isso, reunimos algumas dicas básicas para usar discos abrasivos com segurança.
Faça uma boa revisão nos discos
Antes de tudo, é importante verificar os discos, ferramentas e as peças com as quais irá trabalhar. Para isso, é imprescindível revisar todos os discos abrasivos que serão usados em um material. Isso porque, caso um deles esteja danificado, quebrado ou em mau estado, não o utilize em nenhuma circunstância.
Posicione o disco corretamente
Coloque-os corretamente na sua ferramenta, certificando-se de que o disco abrasivo esteja perfeitamente posicionado e que todos os elementos de segurança estejam dispostos de forma apropriada. Nunca force o disco no eixo da máquina, nem force os flanges de montagem e travamento ou utilize máquinas que estejam em más condições ou com defeito.
Siga as instruções do fabricante
É fundamental usar sempre as ferramentas fornecidas pelo fabricante na hora de fazer a troca dos discos abrasivos. Além disso, siga as instruções de velocidades recomendadas e, em hipótese alguma, tente superá-las. E o mais importante: certifique-se de que a máquina está desligada quando não estiver usando. Desse modo, qualquer manipulação, antes ou após o uso, deve ser feita com a ferramenta desconectada da tomada.
Utilize equipamentos de proteção individual
O uso de óculos de segurança e vestimentas adequadas são obrigatórios, não apenas recomendados. Além disso, seu kit de EPI deve conter luvas, botas de segurança com biqueira de aço, respiradores, protetores auditivos e capacete.
Como pode ver, ao longo do conteúdo explicamos tudo o que você precisa saber sobre discos abrasivos para solucionar as dúvidas que normalmente surgem com relação ao assunto. Na Adecil, você pode encontrar as melhores opções de disco abrasivo 3M e outros materiais para cortes, desbaste e lixamentos profissionais. Portanto, aproveite a visita para conhecer os produtos que oferecemos. Acesse nossa loja agora mesmo e confira!