Vivemos em um ambiente onde ruídos altos são bem comuns. Seja o trânsito intenso ou a música alta nos fones de ouvido, quaisquer tipos de sons são muito comuns e podem levar à perda de audição.
Não há como negar que as ferramentas que usamos no nosso trabalho também geram ruídos, mas isso não significa que seus funcionários perderão a audição. Mas com os controles adequados de proteção auditiva, é possível reduzir ou mesmo eliminar qualquer ruído.
Os protetores auditivos proporcionam a segurança ideal contra exposições excessivas a sons potencialmente prejudiciais, diminuindo as chances dos seus funcionários sofrerem com perda auditiva ocupacional.
Neste post, você vai compreender os danos auditivos, os benefícios de usar o EPI adequado e os tipos de protetores auditivos que existem no mercado. Acompanhe!
Compreenda os danos auditivos
Quão alto deve ser o ruído para prejudicar a audição de uma pessoa? A perda auditiva pode ocorrer quando você se expõe a 85 decibéis de ruído durante pelo menos 8 horas.
Conversas normais, por exemplo, ocorrem normalmente a 60 decibéis. Bem abaixo do limite da perda auditiva. Já os fones de ouvido no volume máximo, muitas vezes podem ser registrados com 105 decibéis. Aqui está o problema.
Para cada aumento de 3 decibéis além dos 85 decibéis, a perda auditiva pode ocorrer na metade do tempo. Portanto, leva apenas 4 horas de exposição a 88 decibéis para que ocorra a perda auditiva e 2 horas de exposição a 91 decibéis.
Uma vez que os níveis de ruído excedem 100 decibéis, uma pessoa pode sofrer danos auditivos em apenas 15 minutos. Ou seja, quanto mais alto o ruído, mais rápida ocorre a perda auditiva temporária, que contribui com danos de longo prazo.
Tipos de protetores auditivos
Existem diversos tipos de protetores auriculares que se adequam a diferentes situações. Seus formatos variam de acordo com a necessidade do ambiente, como os modelos que são inseridos no canal auditivo e os que são tipo concha, também chamados de abafadores. Além disso, todos os produtos proporcionam variados níveis de proteção contra ruídos. Conheça os principais tipos de protetores auditivos e saiba qual o item ideal para a sua rotina de trabalho!
Protetores auditivos de espuma
Os protetores auditivos de espuma são feitos de um material moldável projetado para se expandir e se adaptar ao formato do canal auditivo de cada pessoa. Como eles são posicionados no interior dos ouvidos, é importante lavar bem as mãos antes de inseri-los, para não correr o risco de infecções.
Com base plana e ponta arredondada, são super confortáveis. No entanto, sua vida útil depende do local e tipo de trabalho, devendo ser substituído sempre que estiver sujo ou em condições não higiênicas para uso, uma vez que este modelo não possibilita lavagem.
Protetores auditivos de silicone
Os plugs de silicone são semelhantes aos protetores auditivos de espuma. Também inseridos no canal auditivo para bloquear ruídos indesejados e reduzir os riscos de exposição constante a sons, esses modelos são encontrados apenas com cordões e podem ser higienizados. Isso prolonga a durabilidade do produto.
No formato cônico, com três flanges concêntricos de diâmetros variáveis, este protetor contém um orifício em seu interior que torna o equipamento mais macio e facilmente adaptável ao canal auditivo. Alguns itens possuem tamanhos que vão do P ao G. Nesse caso, é importante considerar o produto correto para obter a proteção desejada.
Protetores auditivos tipo concha
Também conhecido como abafador, os protetores auditivos tipo concha têm excelente desempenho em faixas de frequência médias para altas e protegem o ouvido de maneira completa. Os abafadores são extremamente recomendados para trabalhadores que passam longos períodos expostos a ruídos muito altos e frequentes.
Muitos modelos de protetores auditivos tipo concha vêm com arco ajustável que envolve a parte superior da cabeça. Isso garante maior resistência e proteção aos usuários. Já o abafador acoplável é produzido para encaixar em um capacete. Este modelo é recomendado para oferecer maior proteção contra impactos de pequenos objetos e perfurações. Com estrutura feita em plástico de alta densidade, é indicado para proteção da cabeça contra choques elétricos.
Diferença entre protetores auditivos em plugs e abafadores
Protetores de silicone e de espuma se ajustam melhor ao canal auditivo. São super simples de usar, mas acessíveis e mais confortáveis quando em áreas de trabalho muito quentes ou úmidas. A única ressalva é que não devem ser usados em áreas que excedem 105 decibéis.
Como não são muito visíveis, quanto os modelos tipo concha, torna um pouco mais difícil para os supervisores verificarem rapidamente se os trabalhadores estão utilizando esses equipamentos. E claro, para fornecer a proteção adequada, devem ser inseridos corretamente e de forma higiênica.
Os abafadores podem variar de acordo com o material, podendo ou não serem acopláveis em um capacete. Eles oferecem tanta proteção quanto os modelos de plugs, mas costumam ser mais confortáveis para usar por longos períodos e sua durabilidade é maior, contando também com peças substituíveis.
Nos ambientes em que os níveis de ruído são extremamente altos, os protetores auditivos tipo concha e os de espuma sem cordão podem ser usados juntos para proporcionar melhor proteção.
Como escolher protetores auditivos
A escolha dos protetores auditivos é muito pessoal e depende de uma série de fatores, como o nível de ruído, o conforto e a adequação do protetor auditivo para o trabalhador e para o ambiente.
Inclusive, o protetor auditivo escolhido deve fornecer a redução de ruído desejada. Se a exposição ao ruído for constante, no entanto, os abafadores são a melhor alternativa. Afinal, pode ser um tanto inconveniente ter que remover e reinserir os protetores de espuma ou silicone sempre que precisar.
De qualquer forma, a melhor proteção para os ouvidos é eliminar a necessidade de trabalhar com ferramentas ou em ambientes muito barulhentos. Porém, sabemos que isso é impossível. Por isso, os equipamentos de proteção individual são essenciais, especialmente protetores auriculares e abafadores.
A linha de protetores auditivos 3M contribuem para a redução da exposição em decibéis, fornecendo uma excelente proteção contra a perda auditiva. No entanto, é importante que todos os trabalhadores sejam devidamente treinados para utilizar tais equipamentos de maneira adequada. Confira nossa linha de Proteção Auditiva e encontre o produto que se adequa à sua rotina!