A silver tape é uma fita adesiva de longa duração que pode ser facilmente rasgada à mão. Adequada para interno ou externo, devido à sua resistência, ela foi idealizada por Vesta Stoudt, como alternativa para os soldados durante a Segunda Guerra Mundial, quando os militares precisavam de uma fita à prova d’água.
Neste post, vamos nos aprofundar na incrível história de Vesta Stoudt, além de explicar como usar a silver tape e como ela é fabricada atualmente. Continue acompanhando e faça uma ótima leitura!
Conheça a história de Vesta Stoudt
Pouco se sabe sobre Vesta Stoudt. Nascida em 13 de abril de 1891, na cidade de Prophetstown, em Illinois, Stoudt passou parte de sua vida trabalhando na fábrica de munições Green River, embalando caixas de munições.
Com o passar do tempo, ela reconheceu que a maneira como as caixas eram lacradas, dificultava o trabalho dos soldados na hora de abri-las de maneira rápida e prática.
Antes da invenção da silver tape, as embalagens de munição eram lacradas com fita adesiva de papel, com uma aba para facilitar a abertura. No entanto, os trabalhadores mergulhavam a caixa toda em uma cera para torná-la à prova d’água. Como a fita usada era muito fina, as abas acabavam se rasgando nesse processo e os soldados demoravam muito tempo para conseguir abrir.
Então, Vesta Stoudt teve seu momento “Eureka” e pensou “por que não criar uma fita à prova d’água para selar as caixas?” Embora ela tenha sugerido essa ideia aos seus supervisores, não encontrou o apoio que precisava. Mas ela não desistiu e foi em frente com a invenção.
Desse modo, no dia 10 de fevereiro de 1943, ela escreveu uma carta ao presidente Franklin D. Roosevelt descrevendo o problema e sua solução de maneira completa, inclusive, com as instruções para a criação desse produto inovador.
Roosevelt ficou tão impressionado que encaminhou a carta ao Conselho de Produção de Guerra, que retornou a correspondência informando-a que sua ideia para a fita adesiva havia sido aprovada. Isso gerou à Vesta Stoudt o prêmio War Worker da tribuna de Chicago, por sua ideia e sua persistência com ela.
Afinal, a fita silver tape para que serve atualmente?
Após a Segunda Guerra Mundial, a silver tape não deixou de ser usada. Afinal, percebeu-se que essa fita adesiva é ótima para vedar dutos de aquecimento e ar condicionado. Vale destacar que quando a silver tape era usada apenas pelos soldados, ela tinha uma coloração verde. Após esse período, o produto mudou para a cor prata.
A silver tape tem inúmeras funções, como remendos de furos, caixas de embalagens e reparos. Inclusive, aderindo a superfícies internas e externas ásperas e irregulares, como madeira, pedra, gesso, tijolo e metal. Além disso, existem outras formas de usar essa fita multifuncional, como:
- Para ajudar a melhorar a precisão ao usar um saco de pancadas, cole alguns pedaços da fita adesiva como marcadores;
- Antes de remover uma vidraça, aplique a silver tape de maneira cruzada em toda a extensão do vidro para evitar que ele se quebre ao ser substituído.
A silver tape pode ser usada como fita isolante?
A fita isolante é uma fita sensível à pressão usada para isolar materiais que conduzem eletricidade, principalmente fios elétricos. Já a fita isolante, da qual pode ser semelhante a qualquer outro tipo de fita, tem mais benefícios para serviços elétricos.
Isso porque, é projetada para ser não condutor e não endurece rapidamente como a silver tape, além de permanecer bem preso em aplicações de fiação comuns. Sem contar que pode ser removida mais facilmente e é mais extensível, tornando os fios elétricos mais seguros.
Como é feita a silver tape?
A silver tape tem três camadas diferentes. A camada superior, que fica exposta, é feita de polietileno, a camada intermediária de tecido e a camada inferior com uma cola à base de borracha.
Na sua fabricação, o tecido é revestido com polietileno derretido, que protege a fita da umidade e da erosão. O revestimento de polietileno é flexível o suficiente para permitir que o produto tenha uma boa aderência em superfícies irregulares ou ásperas.
Ao contrário de outras fitas adesivas, o forro de tecido proporciona maior resistência, ao mesmo tempo, possibilita que seja facilmente rasgada à mão.
A silver tape pode pegar fogo?
O tecido usado na fabricação da fita silver tape é inflamável. Entretanto, essa camada é revestida com polietileno, que não é inflamável, assim como a borracha da camada inferior. Isso significa que a cola usada na fita adesiva também está protegida contra o fogo.
Portanto, embora não seja um produto inflamável, as temperaturas extremas podem dificultar uma aderência mais eficaz a uma superfície muito quente ou muito fria.
A fita silver tape pode danificar a pintura do carro?
Eliminar os resíduos dessa fita adesiva da pintura de um carro pode ser difícil, porque sua cola é muito durável. Por isso, pode ser difícil de limpar, mas não impossível. Por exemplo, se a silver tape estiver fixada na superfície de metal, existem maneiras de removê-la, evitando riscar ou arranhar a tinta ao limpá-la.
Para isso, você vai precisar de alguns materiais, como:
- Balde de água quente;
- Pano limpo para molhar;
- Pano seco, limpo e macio;
- Solvente ou desengordurante próprio para automóveis.
O primeiro passo é encharcar a cola que ficou na pintura. Para isso, segure um pano úmido com a água quente sobre o resíduo da fita por alguns minutos para ajudar a soltá-la. Em seguida, limpe o máximo possível da cola. Vale lembrar que quanto mais tempo a fita adesiva ficar presa ao carro, mais difícil pode ser removê-la completamente.
Com o solvente, aplique-o com um pano limpo e macio. Isso ajuda a quebrar quimicamente as ligações entre a cola e a lataria do veículo. É importante não usar produtos, como removedor de esmalte para esse serviço, porque podem retirar a camada superior da tinta.
Agora que você já conhece a história de Vesta Stoudt e sua grande invenção para a vida moderna, já pode acessar nossa página e encontrar excelentes opções de silver tape 3M para praticamente todos os seus serviços domésticos ou industriais. Acesse nosso site agora mesmo e confira!