A fita isolante 3M 33+ é usada para isolar uma ampla variedade de cabos, fios e outros materiais que conduzem eletricidade. Com alta durabilidade e flexibilidade superior, mesmo com movimentos bruscos de dilatação e contração dos fios, esse produto é um destinado para uso profissional.
Quer conhecer um pouco mais sobre esse item? Então, continue acompanhando o post e entenda tudo sobre a fita isolante 3M 33+. Confira!
O que é fita isolante?
A fita isolante é uma fita adesiva de uso geral que tem excelente resistência à umidade, abrasão e corrosão. É usada para isolar fios elétricos e outros materiais que conduzem eletricidade, impedindo que a corrente elétrica passe acidentalmente para outros fios, o que pode criar um curto ou até mesmo iniciar um incêndio elétrico. Além disso, evita possível eletrocussão se os fios energizados forem tocados.
Geralmente, a fita isolante é encontrada em diversos materiais, como vinil, PVC e borracha de etileno-propileno (EPR), devido às propriedades flexíveis que facilitam sua aplicação. Por essa razão, é útil para inúmeros trabalhos e projetos, tornando-a única.
Benefícios da fita isolante 3M 33+
A fita isolante 3M 33+ permite maior segurança durante o seu trabalho com componentes elétricos. Os riscos de ferimentos graves ou fatais e até mesmo possíveis incêndios podem ser reduzidos quando as fitas de isolamento elétrico são aplicadas corretamente.
Seu uso adequado também ajuda a evitar problemas de alta tensão nos equipamentos que têm o potencial de causar grandes danos e desempenho reduzido. Por isso, ter sempre por perto esse modelo de fita é extremamente importante. Conheça outras vantagens de optar pela fita isolante 3M 33+!
- Alta durabilidade: não desgruda e não resseca com o passar dos anos;
- Flexibilidade superior: ainda que haja dilatação e contração bruscas dos fios;
- Adesão diferenciada: minimiza a possibilidade de desgrudar dos fios e cabos, e até mesmo de derreter o adesivo, garantindo um serviço de qualidade e mais limpo;
- Melhor rendimento: com pouca quantidade de produto, é possível isolar fios e cabos, oferecendo excelente relação custo-benefício;
- Mais resistência: a fita isolante 3M 33+ é resistente à água, aos raios ultravioleta e ao calor de até 105 °C;
- Ótima fusão: por aderir rapidamente à superfície, dificilmente formará bolhas no processo de isolamento elétrico.
Quais os tipos de fita isolante?
Você já se perguntou, por que algumas fitas isolantes não funcionam para determinados serviços, enquanto outras são ótimas? Nem sempre isso tem a ver apenas com a qualidade do produto. É importante saber que existem três tipos de fita isolante, das quais são divididas em classes. Cada classe tem sua função específica e você precisa conhecer cada uma delas antes de comprar.
Vamos começar pela classe C, as mais conhecidas de todas as pessoas. Elas são facilmente encontradas em lojas de materiais elétricos, de construção e produtos em geral. Normalmente, seu preço é mais acessível e podem ser encontradas na cor preta ou colorida, como é o caso da Fita Isolante 3M Imperial em suas diversas cores.
Ainda que a fita isolante classe C tenha uma boa flexibilidade e conformidade, é mais indicada para uso geral e doméstico, sendo recomendada para pequenos reparos e consertos de eletrodomésticos, aparelhos eletrônicos, entre outros, garantindo ótimos resultados.
Enquanto isso, o modelo de fita isolante classe A é destinado para uso profissional. Com alto poder de adesão e conformidade, proporciona maior proteção e durabilidade, pois não desgruda ou resseca ao longo dos anos. A Fita Scotch 33+, por exemplo, é a primeira no mercado brasileiro a suportar até 105 °C, permitindo aplicação em fios e cabos mais robustos.
Entre a classe A e C, existe também a fita isolante classe B. Ela é um modelo intermediário, funcionando muito bem para uso doméstico e industrial. Claro, com suas limitações com relação ao uso profissional, dependendo do serviço realizado. Embora seja interessante utilizar produtos domésticos para serviços residenciais e profissionais para a indústria, produtos desta categoria são muito bons para serem aplicados nas duas situações.
Como aplicar a fita isolante 3M 33+?
Como já mencionamos, a fita isolante 3M 33+ é um produto de Classe A. Desse modo, é destinada para uso industrial para isolar terminações e emendas de fios e cabos elétricos. Além disso, também é amplamente utilizada na manutenção elétrica industrial e em reparos residenciais.
Para a isolação, basta aplicar duas camadas da fita isolante 33+, com sobreposição de 50% em cada volta. Para finalizar a aplicação, sobreponha 100% sobre a própria fita. Dessa forma, seus fios e cabos ficarão bem protegidos com menos quantidades de fita isolante.
Como pode ver, esse tipo de fita é um componente importante para as tarefas de isolamento elétrico, entre outros pequenos reparos industriais. Com tantas coisas em jogo, escolher o produto correto é fundamental para um trabalho bem feito. Afinal, a qualidade da fita é a diferença entre uma emenda segura e um acidente prestes a acontecer.
Agora que você conhece um pouco mais sobre a fita isolante 3M 33+, pode melhorar ainda mais seu desempenho nos serviços industriais. Então acesse nossa loja agora mesmo, faça o seu pedido e, em poucos dias, tenha um produto inovador para que as suas tarefas fiquem impecáveis!